Confira a nova publicação da Editora UEMG, “Identidades em transformação: examinando a trajetória de refugiados venezuelanos”, de Caroline Lehmann e Reinaldo Schiavo. Este é o primeiro livro das coleções Desafios para o Século XXI, que busca analisar os principais impasses enfrentados pela sociedade contemporânea nos campos democrático e social, tecnológico e ambiental.
A obra de Lehmann e Schiavo contribui no debate sobre democracia, intolerância e violência ao lançar luz à trajetória de refugiados venezuelanos no Brasil. O livro apresenta entrevistas com membros da família Gonzalez, residente em Barbacena/MG, e discute temas como identidade, trabalho, religião, intolerância e preconceito. A obra busca compreender como os diferentes espaços e contextos sociais afetam a construção identitária da família em um novo território, no qual são constantemente rotulados em função da sua origem e cultura.
O livro apresenta os resultados de uma pesquisa do curso de Ciências Sociais da UEMG, unidade Barbacena.
SOBRE OS AUTORES
Caroline Nascimento Lehmann
Licenciada em Ciências Sociais pela UEMG, unidade Barbacena, e educadora social. Foi bolsista do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPq), investigando a atuação das instituições religiosas na integração dos migrantes venezuelanos em Barbacena/MG. Também foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e atua na Cáritas Arquidiocese de Curitiba, uma casa de acolhida e integração de migrantes.
Reinaldo Azevedo Schiavo
Professor do curso de Ciências Sociais da UEMG, doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Esta e outras obras publicadas pela Editora estão disponíveis gratuitamente para download no catálogo (editora.uemg.br/catalogo).