A EdUEMG lançou hoje a obra “Tecnologias vestíveis: memória e intimidade sobre o corpo”, escrita por Thatiane Mendes Duque. Nela, propõe-se uma discussão instigante e atual sobre a relação entre a pele, as tecnologias de computação vestível (smartwatches, óculos de realidade aumentada etc.) e as tessituras de memória que as vestimentas tecnológicas podem carregar e dar a sentir.
“Este livro trata da criação de autobiografias advindas de têxteis/vestíveis, micro-organismos e de máquinas. Tem sobre as peles: corpo, roupa e algoritmos (códigos) construtores sociais e expressivos, sobre os modos de ser e se relacionar.”
Thatiane Mendes Duque
Esta é a quinta publicação das coleções Desafios para o Século XXI, que abordam os principais impasses enfrentados pela sociedade contemporânea nos campos democrático-social, tecnológico e ambiental, visando à discussão dessas temáticas no espaço acadêmico.
SOBRE A AUTORA
Thatiane Mendes Duque
Professora na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), é coordenadora do Grupo Casulo ― Arte, Design e Tecnologias Vestíveis, mestra em Produções Artísticas e Investigação pela Universidade de Barcelona e doutora em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
http://orcid.org/0000-0002-4325-7346
http://lattes.cnpq.br/1033054009313345