Em resultado divulgado no último dia 7, terça, a Fapemig aprovou o projeto submetido pela Editora UEMG ao edital Fapemig nº 08/2023, no âmbito do Programa de Apoio a Publicações Científicas e Tecnológicas e Ações Voltadas para a Divulgação dos Resultados das Pesquisas do Estado de Minas Gerais.
A proposta visa a promover a ampliação e modernização das ações da editora, com vistas à democratização da produção científica. De acordo com a coordenadora da EdUEMG, Gabriella Noronha, a partir de 2024, e ao longo dos próximos dois anos, o investimento aprovado de R$ 199 mil proporcionará o aperfeiçoamento e diversificação dos processos de seleção, produção e disseminação das publicações; a implementação de novos suportes tecnológicos para os sistemas de produção e disseminação, até a produção de novos conteúdos e promoção de novos formatos editoriais.
“O projeto aprovado pela Fapemig possibilitará a ampliação da atuação da Editora”, analisa. “Mas, mais do que isso, é a primeira vez, ao menos nos últimos anos, que a fundação fomenta diretamente as editoras universitárias. Entendemos que isso representa o reconhecimento e fortalecimento das nossas ações no âmbito estadual”.