A Editora UEMG acaba de lançar a obra “Nilza Vieira: uma professora de Ciências inesquecível”, de Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba.
Nesse trabalho, o autor se vale do conceito de “professor(a) inesquecível”, desenvolvido por Sonia Lopes, para, através da análise da trajetória profissional de Nilza Vieira, situar e discutir questões e problemáticas sociais históricas da educação em Ciências no Brasil que ainda hoje se fazem relevantes.
“[...] pude, de forma relacional, enxergar Nilza Vieira como um exemplo de alguém que não foi silenciado enquanto indivíduo durante seu período de atuação no magistério, mas que não recebeu atenção ou protagonismo dos estudos biográficos produzidos e elencados pelo campo da Educação em Ciências [...]”
Rodrigo divide a obra no que chamou de “três vidas” de Nilza. No capítulo “A primeira vida: Nilza Vieira como professora de Ciências”, o autor discorre sobre o início da prática docente da professora e as controvérsias e disputas em torno do ensino de Ciências que despontavam naquela época.
No capítulo “A segunda vida: Nilza Vieira como ambientalista”, são abordadas as tradições naturalísticas de ensino, as disputas existentes em torno da construção de um currículo de Ciências e a implementação de métodos inovadores de ensino, por exemplo, o uso de um minizoológico como laboratório de educação ambiental.
Por fim, no capítulo “A terceira vida: Nilza Vieira como curriculista”, são apresentadas as contribuições da professora na elaboração de materiais didáticos e na criação do projeto “Criança Ensina Criança”, que proporcionaram à Nilza Vieira prestígio e reconhecimento como educadora ambiental.
SOBRE O AUTOR
Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba
Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Educação. Docente da UEMG, onde lidera o Laboratório de Investigações em Narrativas, Currículos e Educação (LINCE/UEMG/CNPq), e Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (2023-2025).