Até o dia 15 deste mês, a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU)¹ recebe inscrições para participação no 6º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica, que acontece entre os dias 20 e 24 de maio de 2024 e inclui em sua programação a realização de sua 36ª Reunião Anual.
O evento, que será sediado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo a Editora PUC-Rio como anfitriã, receberá editoras universitárias de todo o país para, através das apresentações de trabalhos, conferências e cursos, discutir o tema: “O livro universitário e a divulgação científica: tecnologia e inovação”.
A Editora UEMG participa com o trabalho “Os 15 anos da Editora UEMG e a 1ª Feira do livro de acesso aberto”, que será apresentado por Gabriella Noronha e Antônio de Andrade no dia 23 de maio. A feira, realizada em parceria com a ABEU, teve como principal enfoque a democratização e disseminação do conhecimento científico produzido no país através de livros de acesso aberto, sendo o primeiro evento do tipo a ser realizado no Brasil.
Entre outros destaques, o evento contará com a Conferência de Abertura “A ética como norte da inteligência artificial no mundo acadêmico”, a ser apresentada no dia 21 por Lúcia Santaella, importante pesquisadora da área e professora titular do programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica e do programa de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, ambos da PUC-SP.
Já a Conferência de Encerramento, “A tecnologia e os desafios impostos às publicações acadêmicas”, será ministrada pelo historiador Roger Chartier, no dia 24. Chartier é professor emérito do Collège de France e da Ecole des hautes études en sciences sociales, sendo conhecido mundialmente por seus trabalhos na área da história do livro, edição e leitura. Seus livros foram publicados no Brasil por editoras como a Editora Unesp, a Editora UFG, a Argos, a Editora da Universidade Federal da Bahia e a Letraviva.
Além disso, durante o evento serão ofertados dois cursos da “Cursos ABEU Técnico 2024”, ambos gratuitos e ministrados em caráter híbrido, para os quais qualquer pessoa pode se inscrever até o dia 17 de maio. Para cada curso, foram disponibilizadas 30 vagas para participação presencial daqueles que se inscreveram na programação completa do Seminário. Já para participação on-line, pelo Zoom, não há limitação de inscritos.
O primeiro curso, ministrado por Sílvia Leitão, do Grupo Sextante, será “O audiolivro”, que tem como foco as etapas da produção de um audiobook, sua distribuição e o público a quem ele se destina. O curso será realizado no dia 22, quarta-feira, das 14h às 17h.
O outro curso disponível, intitulado “Como editar textos para democratizar o conhecimento”, será ministrado por José de Souza Muniz, do CEFET-MG, e visa orientar profissionais do texto em relação ao uso de ferramentas linguísticas e extralinguísticas que facilitem a leitura de trabalhos técnicos e científicos pelo público não especializado. Ele acontecerá no dia 23, quinta-feira, das 14h às 17h.
Para saber mais sobre o 6º Seminário Brasileiro de Editoras Universitárias, acesse a programação completa aqui.
¹ A Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), é uma entidade fundamental para a história da edição universitária e acadêmica no Brasil. Desde 1987, a ABEU busca reunir editoras universitárias brasileiras com o propósito de divulgar e dar visibilidade à cultura editorial do livro universitário e de difundir o conhecimento produzido nas instituições de ensino superior.