A acessibilidade e a pluralidade são alguns dos valores expressos pela Editora UEMG em seu planejamento estratégico. Fortalecendo e dando continuidade a esse compromisso de tornar o seu catálogo acessível para toda a comunidade acadêmica, de dentro e de fora da UEMG, a Editora promoverá uma pesquisa junto aos(às) discentes da Universidade com deficiência visual. O intuito é levantar informações relacionadas aos seus perfis, hábitos de leitura e experiências com e-books.
Essa ação faz parte do projeto de fortalecimento da Editora, financiado pela Fapemig, que visa a diversificação dos processos de seleção, produção e disseminação das publicações; a implementação de novos suportes tecnológicos para os sistemas de produção e distribuição, e a produção de novos conteúdos e promoção de novos formatos editoriais, como os livros digitais acessíveis. A pesquisa será conduzida por uma das bolsistas do projeto, Shirley Corrêa, em conjunto com o restante da equipe da Editora.
A pesquisa terá duas etapas: aplicação de um questionário on-line e realização de grupos focais. Para essa primeira etapa, os formulários foram enviados para os e-mails institucionais dos(das) discentes mapeados, sendo fundamental que eles acessem sua caixa de entrada para que possam participar. Após a etapa de aplicação do questionário, será realizado um grupo focal com os(as) discentes que se voluntariaram a dar continuidade à participação no projeto.
A iniciativa é parte de um conjunto de ações que visam a aprimorar a acessibilidade dos livros da Editora, as quais incluem, ainda, a elaboração de um manual, o desenvolvimento de audiodescrição de imagens dos livros publicados e a produção de e-books acessíveis, seguindo também a política editorial da instituição.