A Editora UEMG promoveu, na tarde da última sexta-feira (11/04), uma capacitação sobre a alteração nos procedimentos de avaliação dos periódicos a ser implementada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no quadriênio 2025-2028.
A live foi transmitida pela TV UEMG, o canal da Universidade no YouTube, e contou com a presença das especialistas Carla Cristina de Oliveira (UFMG) e Olivia Medeiros Neta (UFRN). A mediadora foi Amanda Tolomelli, doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (Mestrado Acadêmico) da FaE/UEMG e conselheira editorial da EdUEMG.
A capacitação teve a abertura proferida pelo professor Thiago Torres Costa Pereira, vice-reitor da UEMG e editor-chefe da EdUEMG. Ele afirmou que a live é uma resposta diante das dúvidas e preocupações geradas em parte da comunidade acadêmica após a divulgação da mudança da normativa da CAPES, em outubro de 2024, e celebrou a iniciativa da Editora, que faz parte de um conjunto de ações de apoio aos periódicos vinculados à UEMG.
Em seguida, Olivia Medeiros Neta apresentou uma contextualização sobre o cenário mais amplo, demonstrando que o anúncio da nova normativa acompanha uma transformação na cultura de acesso às publicações científicas. A pesquisadora – que é doutora em Educação e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também é Pró-reitora Adjunta de Pesquisa – explicou que o modelo de avaliação Qualis passará a ser mais centrado no artigo do que no periódico em que foi publicado. No fim de sua fala, convidou para uma reflexão sobre o papel da produção de conhecimento, na atualidade.
Logo depois, Carla Oliveira compartilhou sobre a aplicação do Qualis e comentou que os procedimentos referentes ao ciclo de 2025 a 2028, embora estivessem previstos para sair até março deste ano, ainda não foram divulgados pela CAPES. A doutora em Gestão e Organização do Conhecimento e bibliotecária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vislumbra que a transição ampliará o alcance da produção científica, a internacionalização das áreas e o incentivo para publicações relevantes.
Ao final, houve um momento de interação, em que as palestrantes responderam a algumas perguntas enviadas pelo público presente, composto por mais de 1.100 visualizações ao longo da transmissão.
A capacitação faz parte do projeto “APQ-04706-23: Fortalecimento da Editora UEMG para a difusão do conhecimento técnico-científico no Estado de Minas Gerais”, com financiamento da Fapemig, e contou com a presença de intérpretes de libras.
O vídeo com a transmissão está disponível no canal da TV UEMG e pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/capacitação-novo-qualis.