A Editora UEMG acaba de lançar o livro Arte, crítica e política: cruzamentos e contradições, organizado por Daniel Pucciarelli e Juliana Silveira Mafra.
A obra reúne textos de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas, que investigam os vínculos entre produção artística, crítica e engajamento político no cenário contemporâneo. Resultado de discussões desenvolvidas em grupo de pesquisa homônimo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o livro Arte, crítica e política oferece uma contribuição relevante para os estudos em artes, filosofia, comunicação e letras, entre outras áreas do conhecimento.
Dividida em três seções que se relacionam entre si (“Paisagens da arte contemporânea”, “Do urbano ao virtual – e vice-versa” e “Som-palavra-imagem: perspectivas críticas”), a coletânea apresenta um panorama abrangente de questões que atravessam a arte na atualidade. Nos capítulos, sob o viés da análise da produção de diferentes artistas, são contemplados, entre outros, temas como extrativismo, memória coletiva, necropolítica, direitos da natureza, usos do humor como ferramenta de resistência, ativismos da arte no espaço urbano e criação da imagem do artista.
A pluralidade de linguagens e abordagens artísticas analisadas reflete a complexidade do campo da arte contemporânea e sua permanente inserção com o debate público.
Assim, o livro não apenas documenta resultados já consolidados de pesquisas, mas também aponta caminhos investigativos abertos a múltiplos cruzamentos disciplinares e temporais. Trata-se de uma obra que explora o pensamento crítico e convida os leitores a refletirem sobre os sentidos da arte em tempos de crise e transformação. É recomendada a artistas, pesquisadores e demais pessoas interessadas nos debates da arte contemporânea.
Faça o download gratuito da obra pelo link: bit.ly/arte-critica-politica.
SOBRE OS ORGANIZADORES
Daniel Pucciarelli é doutor em Filosofia pela Universidade de Munique e professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais.
Juliana Mafra é doutora em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da UEMG, responsável pela disciplina de Pintura na Escola Guignard (UEMG).