A Editora UEMG acaba de lançar o livro Experiências da iniciação científica no ensino médio: trajetórias biográficas de jovens das favelas do Complexo da Maré do Rio de Janeiro, escrito por Shirley de Lima Ferreira Arantes e Simone Ouvinha Peres.
Na obra, as autoras reúnem reflexões teóricas e relatos empíricos sobre a iniciação científica no ensino médio como política pública de inclusão social, destacando as trajetórias de jovens moradores do Complexo da Maré (RJ) que participaram do Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz/RJ). A publicação é resultado de uma pesquisa de doutorado desenvolvida no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e oferece contribuições singulares aos campos da educação, da psicologia social, da sociologia e dos estudos sobre juventude e desigualdade.
Organizado em quatro capítulos, o livro propõe uma leitura disposicionalista das experiências desses jovens, mobilizando referências como Pierre Bourdieu, Bernard Lahire e Maria da Graça Jacintho Setton ao buscar compreender como a inserção precoce no universo da ciência e da tecnologia influencia suas escolhas acadêmicas, profissionais e projetos de vida. São analisados os condicionamentos sociais, as dissonâncias e consonâncias disposicionais e os modos de construção da vocação científica, sem reduzi-los a uma visão determinista.
As entrevistas com os seis egressos do Provoc revelam a complexidade das trajetórias individuais diante das desigualdades estruturais e ressaltam a potência transformadora da iniciação científica como tecnologia social, evidenciando que a formação para a ciência é também uma forma de promoção da cidadania.
A obra convida à reflexão sobre o papel da ciência como ferramenta de transformação coletiva e é recomendada a pesquisadores, educadores, pais, jovens, gestores públicos e demais pessoas interessadas em políticas educacionais inclusivas.
Faça o download gratuito da obra pelo link: bit.ly/experiencias-da-ic.
SOBRE AS AUTORAS
Shirley de Lima Ferreira Arantes é professora de Psicologia da Educação na UEMG/Unidade Ibirité e, atualmente, coordena o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) da UEMG/Ibirité. É doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ, mestre em Psicologia pela UFMG e graduada em Formação de Psicólogo pela UFSJ.
Simone Ouvinha Peres é professora associada da UFRJ, vinculada ao Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia. É doutora em Saúde Coletiva pela UFRJ, mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ e graduada em Psicologia e em Educação pela UnB, com residências em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.