EdUEMG pelo Conselho Editorial: Ana Elisa Ribeiro

No espírito das celebrações dos 15 anos da Editora UEMG, convidamos os(as) membros(as) do Conselho Editorial a compartilharem suas visões sobre a importância e os impactos da disseminação do conhecimento acadêmico e do trabalho editorial desenvolvido pela editora.

São reflexões que abordam, de um ângulo único, os desafios e as conquistas dessa trajetória. A convidada de hoje é a membra do Conselho Ana Elisa Ribeiro:

ana elisa1

A importância de uma editora universitária tem relação direta tanto com a divulgação da ciência produzida no estado e no país quanto com a necessidade de que muitas vozes e variados pontos de vista tenham espaço dentro de um catálogo, algo que precisa existir para muito além, por exemplo, de questões mercadológicas ou de tendências homogeneizantes. A Editora da UEMG não apenas contribui para essa diversidade, como tem investido no acesso aberto e gratuito e nos livros e periódicos que podem alcançar longe, já que a distribuição digital tem essa característica de permeabilizar fronteiras. O crescimento e a profissionalização dos processos editoriais da EdUEMG são notáveis e podem ser verificados pela quantidade e qualidade das obras que têm sido lançadas ao longo dos anos. Há um cuidado tanto com a curadoria quanto com a forma desses livros, que, afinal, podem unir o útil ao agradável.

ana elisa2

Sem dúvida, a EdUEMG está no rol das mais sérias editoras universitárias do país, com um catálogo que se constitui regularmente e um processo editorial que busca a organização, a transparência, a profissionalização, a qualidade gráfico-editorial, o diálogo com possibilidades modernas e critérios técnicos, todos elementos importantes tanto para autores e autoras quanto para o público leitor. Parabéns à EdUEMG pela trajetória e por abrir páginas para o futuro.

* Ana Elisa Ribeiro é professora titular do Departamento de Linguagens e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Ganhadora do Prêmio Jabuti 2023 na categoria Literatura Infanto-Juvenil, Ana Elisa ainda possui amplo trabalho de pesquisa nas áreas de edição, linguística e educação.

botao voltar 15 anos