EdUEMG pelo Conselho Editorial: Amanda Tolomelli

No espírito das celebrações dos 15 anos da Editora UEMG, convidamos os(as) membros(as) do Conselho Editorial a compartilharem suas visões sobre a importância e os impactos da disseminação do conhecimento acadêmico e do trabalho editorial na comunidade universitária.

São reflexões que abordam, de um ângulo único, os desafios e as conquistas dessa trajetória, assim como lançam luzes sobre o que está por vir. A convidada do post de hoje é a membra do Conselho Amanda Tolomelli:

amanda 2

Conheci a Editora UEMG no início de 2018, logo depois de tomar posse como professora efetiva da Faculdade de Educação da UEMG e, principalmente, depois de ter defendido meu doutorado, no qual estudei os periódicos científicos da educação.

Conheci a editora no intuito de me aproximar dos periódicos da universidade e descobrir qual era o trabalho da editora focado neles. A partir desse primeiro contato fiz um mapeamento dos periódicos desenvolvidos no âmbito da UEMG e descobri que alguns estavam obsoletos, atrasados e endógenos, e que seria necessário um contato mais próximo da EdUEMG com seus editores, realizando formações e assessorias no dia a dia do fazer editorial.

Em meados de 2018, a editora passou por reformulações internas e essa aproximação dos editores finalmente aconteceu. Importante ressaltar que normalmente nenhum editor faz concurso para ser editor, fazemos concurso para sermos docentes e a editoria "cai" no colo! Assim, muitos não sabem por onde começar a produzir uma revista não endógena, que seja realmente científica, e aí o papel da editora ao promover formações e diálogos constantes chegou com muita necessidade, qualidade e, principalmente, compartilhando a responsabilidade sobre esse veículo.

Atualmente, nossa realidade é que temos um Portal de Periódicos da UEMG contendo 20 periódicos aprimorados, com mais publicações e mínimo de endogenia possível (tanto em seus artigos, quanto em suas equipes editoriais) e em estratos Qualis antes não alcançados (e muitas vezes nem almejados)!

amanda1

Parabéns a toda a equipe da Editora UEMG, que trabalha no intuito de promover os periódicos e também formar editores que hoje compreendem o fazer editorial de uma maneira muito mais leve e profissional.

*Amanda Tolomelli é professora titular do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais. Doutora em Educação pela UFMG (2017) e mestra em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG (2013), possui amplo trabalho de pesquisa na área de mídias, mediação e tecnologias na educação.

botao voltar 15 anos