EdUEMG pelo Conselho Editorial: Fuad Kyrillos Neto

No espírito das celebrações dos 15 anos da Editora UEMG, convidamos os(as) membros(as) do Conselho Editorial a compartilharem suas visões sobre a importância e os impactos da disseminação do conhecimento acadêmico e do trabalho editorial na comunidade universitária.

São reflexões que abordam, de um ângulo único, os desafios e as conquistas dessa trajetória, assim como lançam luzes sobre o que está por vir. O convidado do post de hoje é o membro do Conselho Fuad Kyrillos Neto:

fuad1

Há 15 anos, no salão ouro do Hotel Master Plaza, em Barbacena, foi inaugurada a Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais. A solenidade marcou o lançamento da revista Mal-estar e Sociedade, primeiro produto editorial da EdUEMG, uma publicação científica de periodicidade semestral que publica artigos e ensaios nas áreas sociais e de humanidades. O periódico é uma produção do Núcleo de Pesquisa Educação, Subjetividade e Sociedade, que reúne professores pesquisadores da unidade Barbacena. O evento contou com as presenças da Reitora da UEMG, professora Janete Gomes Barreto Paiva, do Vice-reitor, professor Dijon de Moraes Júnior, e da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Magda Chamon, tendo sido encerrado com uma palestra de Eduardo Gross, doutor em Teologia, à época professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora, que abordou questões relativas ao conceito de mal-estar na sociedade contemporânea.

A solenidade foi o ápice de um processo que envolveu o trabalho de diversos colegas professores do Núcleo de Pesquisa Educação, Subjetividade e Sociedade do Instituto D. Itália Franco. Esse núcleo de pesquisa funcionava intensamente com a participação de vários bolsistas de iniciação científica. Foi nesse ínterim que apresentamos um projeto à Fapemig, solicitando apoio para a criação de uma revista interdisciplinar na área de humanidades. O projeto foi aprovado praticamente sem cortes de recursos. Imediatamente depois, esse grupo de professores vislumbrou a possibilidade de ampliar a capacidade da universidade de produzir conhecimento, visto que, com os recursos utilizados para compra de equipamentos, poderíamos criar uma editora de porte modesto.

Procuramos o professor Dijon, que apoiou a proposta e a levou para a Reitora. A EdUEMG teve início, assim, com um diagramador e uma revisora, e eu tive o orgulho de ser seu primeiro diretor. Funcionávamos numa sala feita por divisórias no interior de uma sala maior, que operava como sala dos professores do Instituto D. Itália Franco. A precariedade do espaço físico não arrefecia o ânimo daquela equipe extremamente dedicada a criar os primeiros produtos editoriais da EdUEMG.

Hoje, a editora está consolidada, com produtos de alta qualidade compondo um diversificado catálogo. A EdUEMG, em seu compromisso com a educação pública e de qualidade, disponibiliza parte de seu acervo, composto por relevantes trabalhos de pesquisa e extensão, no sistema open access.

fuad2

Os livros publicados com o selo EdUEMG são selecionados em editais internos e externos específicos, que visam incrementar o catálogo da editora em áreas consideradas estratégicas em sua política editorial. A rigorosa avaliação é feita pelo sistema “duplo cego” por consultores indicados pelo Conselho Editorial e pelos integrantes deste conselho, do qual tenho a honra de participar. Parabéns a todos que sustentam cotidianamente este trabalho!

*Fuad Kyrillos Neto é professor associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Com estágios pós-doutorais realizados no Instituto de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (USP), na Faculdade de Filosofia e Teologia e na Universidade de Coimbra, tem ampla experiência em temas como clínica, subjetividade, psicanálise, reforma psiquiátrica, instituições e história da psicanálise.