EdUEMG

EdUEMG pelo Conselho Editorial: Moacir Henrique Júnior

No espírito das celebrações dos 15 anos da Editora UEMG, convidamos os(as) membros(as) do Conselho Editorial a compartilharem suas visões sobre a importância e os impactos da disseminação do conhecimento acadêmico e do trabalho editorial na comunidade universitária.

São reflexões que abordam, de um ângulo único, os desafios e as conquistas dessa trajetória, assim como lançam luzes sobre o que está por vir. O convidado do post de hoje é o membro do Conselho Editorial Moacir Henrique Júnior:

moacir 1

É tempo de celebração e orgulho, pois a EdUEMG, Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, completa seus 15 anos, com uma trajetória marcada por excelência acadêmica, compromisso com a disseminação do conhecimento e contribuição significativa para ensino, pesquisa e extensão. Como membro do Conselho Editoral, sinto-me honrado em fazer parte dessa história de sucesso.

Ao longo desses anos, a EdUEMG tem desempenhado um papel fundamental no fomento à produção científica, na publicação de obras acadêmicas e no fortalecimento do ambiente acadêmico da Universidade do Estado de Minas Gerais. Sua atuação tem sido imprescindível para a difusão do conhecimento gerado por professores, pesquisadores e estudantes, ampliando o alcance e impacto das pesquisas realizadas na instituição.

A importância da EdUEMG é evidente em diversas áreas do conhecimento. Por meio de suas publicações, a editora tem contribuído para o avanço da ciência, das artes, das humanidades e das ciências sociais aplicadas. A qualidade e relevância dos livros publicados são reconhecidas nacionalmente, e a atuação da editora tem sido um verdadeiro apoio para pesquisadores e estudiosos de diferentes áreas.

Além de sua contribuição para a pesquisa, a EdUEMG também desempenha um papel crucial no campo do ensino e da extensão. Os livros e materiais produzidos pela editora são utilizados como referência em sala de aula, enriquecendo o aprendizado dos estudantes e estimulando o debate e a reflexão crítica. A diversidade de temas abordados nas publicações reflete o compromisso da EdUEMG em promover um ensino de qualidade, que esteja alinhado às demandas contemporâneas e às necessidades da sociedade.

Os livros e materiais produzidos pela editora são utilizados como referências em sala de aula, enriquecendo o aprendizado dos estudantes e estimulando o debate e a reflexão crítica. A diversidade de temas abordados nas publicações reflete o compromisso da EdUEMG em promover um ensino de qualidade, que esteja alinhado às demandas contemporâneas e às necessidades da sociedade.

moacir 2

Outro aspecto importante é o apoio da EdUEMG à extensão universitária. Através de publicações que abrangem temas relevantes para a sociedade, a editora estimula a disseminação do conhecimento científico para além dos muros da universidade, promovendo o diálogo entre academia e comunidade. A extensão é uma via de mão dupla, em que a universidade contribui para a sociedade e também aprende com ela. Nesse sentido, a EdUEMG tem desempenhado um papel fundamental ao estabelecer pontes entre a academia e a sociedade.

Ao completar 15 anos, a EdUEMG reafirma seu compromisso com a excelência, a inovação e a democratização do conhecimento. Seu trabalho incansável tem sido fundamental para fortalecer a produção intelectual da comunidade acadêmica, impulsionar a formação de novos pesquisadores e estimular o desenvolvimento científico e cultural do estado de Minas Gerais e do país como um todo.

Neste momento de celebração, gostaria de parabenizar a EdUEMG por seus 15 anos de sucesso e agradecer a todos os envolvidos que contribuíram para essa jornada. É uma honra fazer parte do Conselho Editorial e testemunhar a relevância da editora para a produção do conhecimento em nossas áreas de atuação.

Que a EdUEMG continue a iluminar o caminho da pesquisa, do ensino e da extensão, inspirando novas gerações e abrindo horizontes para a construção de um futuro cada vez mais promissor. Que essa trajetória de sucesso perdure por muitas décadas, sempre com o compromisso de promover o conhecimento, a reflexão crítica e a transformação da sociedade.

Parabéns, EdUEMG, pelos 15 anos de excelência e contribuição acadêmica!

*Moacir Henrique Júnior é professor efetivo do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ex-assessor de juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, possui mestrado em Criminologia e Sociologia Jurídico-Penal e doutorado em Direito e Ciência Política, ambos pela Universidade de Barcelona. Autor de diversos artigos e livros jurídicos, atua como advogado militante em Uberlândia/MG desde 2013, com ênfase em direito administrativo, ambiental, penal e tributário.