EdUEMG pelo Conselho Editorial: Thiago Torres Costa Pereira

No espírito das celebrações dos 15 anos da Editora UEMG, convidamos os(as) membros(as) do Conselho Editorial a compartilharem suas visões sobre a importância e os impactos da disseminação do conhecimento acadêmico e do trabalho editorial na comunidade universitária.

São reflexões que abordam, de um ângulo único, os desafios e as conquistas dessa trajetória, assim como lançam luzes sobre o que está por vir. O convidado do post de hoje é o presidente do Conselho e editor-chefe da EdUEMG, Thiago Torres Costa Pereira:

thiago 1

É fundamental, em uma universidade, a existência de uma editora que publique material de qualidade para a comunidade acadêmica. Afinal, especialmente em instituições públicas, a socialização do conhecimento científico é imprescindível.

Ao longo desses 15 anos de trajetória, a Editora UEMG cumpre o papel de não só garantir a visibilidade da produção acadêmica realizada em diálogo com a UEMG, mas de propiciar reflexões importantes para o avanço de temas sensíveis à educação de nível superior e à sociedade. O trabalho realizado pela editora, especialmente nos últimos anos, tornou-se exemplo, tanto no que se refere à ampliação de seu alcance quanto no aprimoramento dos livros e periódicos científicos da UEMG, aproveitando-se das novas tecnologias e a partir da profissionalização da equipe.

thiago 2

Portanto, quero parabenizar a Editora UEMG e agradecer o trabalho materializado na publicação de mais de 120 títulos gratuitos, que já obtiveram mais de 320 mil acessos, e no aprimoramento dos 20 periódicos científicos da universidade, com a certeza de que muito ainda será conquistado.

*Thiago Torres Costa Pereira é vice-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais. Doutor em Agronomia com período sanduíche/CAPES na Universidade de Lisboa. Representa a UEMG no Plenário do Conselho de Administração do Instituto Estadual de Florestas/IEF e preside a Editora Universitária da UEMG. Filiado à Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera – Núcleo TERRANTAR/CNPq.