EdUEMG

Vem aí: uma feira diferente de todas as outras

vem ai

É possível democratizar ainda mais o conhecimento produzido nas instituições de ensino e pesquisa? De que maneira as novas tecnologias podem servir melhor aos interesses da comunidade acadêmica? Como fazer para que os livros produzidos pelas editoras universitárias e acadêmicas cheguem ao público?

Essas foram as questões que nos instigaram a promover a 1ª Feira do livro de acesso aberto. Acreditamos que fazer com que os livros acadêmicos cheguem ao público leitor requer esforços estratégicos de publicação, divulgação e promoção, e uma das maneiras mais eficazes de tornar os livros acadêmicos acessíveis ao público leitor é publicá-los em acesso aberto e divulgá-los amplamente. Isso significa disponibilizá-los gratuitamente on-line, eliminando barreiras de custo para os leitores.

Muitas das editoras universitárias já publicam seus livros em repositórios institucionais ou em seu próprio site em acesso aberto. Foi a nossa convicção da necessidade de democratizar e ampliar o acesso a esses catálogos que nos motivou a organizar este evento.

Assim, a 1ª Feira do livro de acesso aberto é uma iniciativa promovida pela Editora UEMG, no ano em que completa 15 anos de atuação, com o apoio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). O nosso propósito é promover a disseminação e, consequentemente, a visibilidade do conhecimento gerado nas universidades.

Entre 18 a 31 de outubro de 2023, a feira reunirá títulos selecionados de 29 editoras universitárias. Além disso, serão divulgados os respectivos catálogos com centenas de livros de acesso aberto.

Confira mais em: https://editora.uemg.br/feira-do-livro/a-feira.