EdUEMG

5 mitos sobre acesso aberto

5 mitos blog

 

A fim de fomentar o acesso aberto, é importante dissipar alguns mitos e abordar algumas das preocupações em torno desse assunto: 

  • O acesso aberto significa o fim da impressão
    O acesso aberto e a impressão podem coexistir. Na verdade, as receitas provenientes das vendas de impressos podem ajudar a apoiar os editores na disponibilização de livros em acesso aberto.
  • Livros de acesso aberto não são revisados ​​por pares
    Independentemente do modo de acesso (impresso, digital, acesso aberto), o processo de revisão por pares depende mais da política editorial do que do modo de disponibilização dos livros. É possível verificar se essa revisão é feita a partir da consulta aos documentos institucionais da editora.
  • O acesso aberto leva a uma falta geral de qualidade e prestígio
    O acesso aberto não resulta numa falta geral de qualidade. A maioria dos editores aplica os mesmos padrões e procedimentos tanto para títulos de acesso aberto como de acesso não aberto, desde processos editoriais, como revisão por pares, até processos de produção, incluindo design e composição tipográfica.
  • O acesso aberto leva ao aumento do plágio
    Não há provas de que o acesso aberto conduza a mais plágio; o conteúdo pode ser plagiado independentemente de como é licenciado. O plágio é principalmente uma questão de ética acadêmica.
  • Não há benefícios para os(as) autores(as) de livros de acesso aberto
    Pelo contrário, as pesquisas demonstram números promissores: livros de acesso aberto são baixados sete vezes mais, citados 50% mais e mencionados on-line dez vezes mais que aqueles comercializados.

 

Compreender esses mitos nos leva a também descobrir vários dos benefícios desse tipo de política, tanto para os autores, como para as editoras e para os pesquisadores em geral.

Além disso, contribuir para qualificar as informações disponíveis sobre o acesso aberto e disseminar os seus benefícios são alguns dos objetivos da 1ª Feira do livro de acesso aberto.

Fontes: Common myths about open access e The OA Effect: How Does Open Access Affect the Usage of Scholarly Books?

© 2024 UEMG - Todos os direitos reservados