EdUEMG

Políticas públicas e acesso às investigações e pesquisas científicas

O sucesso na produção de políticas públicas depende, em grande medida, do uso de indicadores socioeconômicos, ambientais e outros dados oriundos de investigações de alto rigor científico. Afinal, o levantamento e análise de dados permitem a obtenção de um retrato mais fiel de uma situação passível de interferência, fornecendo meios para um planejamento e implementação de políticas mais efetivas (Nexo Jornal; Jornal USP).

No caso brasileiro, as pesquisas são majoritariamente desenvolvidas no âmbito das universidades, que encontram nas suas respectivas editoras universitárias, periódicos científicos e repositórios acadêmicos meios para a difusão desse conhecimento (ABCD USP).

Um bom exemplo foi o lançamento, em 2019, do primeiro edital do centro SinBiose, que selecionou, dentre 68 propostas enviadas, 7 projetos de pesquisa para gerar embasamento para políticas públicas em áreas como gestão de áreas marinhas, integridade ecológica de florestas, polinização natural, degradação amazônica, entre outras (Nexo Jornal).

A pandemia de covid-19 foi um dos acontecimentos recentes que evidenciou a importância do acesso aberto e seus benefícios, destacando-se, neste caso, a ampliação da colaboração entre pesquisadores de um mesmo campo, o aumento da visibilidade das pesquisas, a verificabilidade dos resultados pelos pares e a democratização e transparência dos resultados. Foi graças ao compartilhamento dos dados de pesquisas desenvolvidas que puderam ser produzidas as diferentes vacinas imunizadoras que arrefeceram os efeitos da pandemia (Jornal USP; CIET EnPED).

Contudo, todo esse conhecimento disponível, parte dele de acesso aberto, segue sendo subutilizado na produção e manutenção de políticas públicas, que, apoiando-se em dados, poderiam promover maiores avanços.

Assim, progressos no reconhecimento, valorização e divulgação do trabalho realizado pelas editoras universitárias e outras casas editoriais podem ser de grande valia para os gestores preocupados com o aprimoramento das políticas públicas.

A Editora UEMG, com o apoio de organizações como a ABEU e a EULAC, vem ativamente contribuindo para esses avanços não apenas com a publicação e divulgação de livros, mas, também, com o apoio prestado aos periódicos da UEMG e com a promoção da 1ª Feira do livro de acesso aberto. Conheça mais sobre o trabalho da EdUEMG, que em 2023 completa 15 anos, na nossa página comemorativa: https://editora.uemg.br/quem-somos/15-anos