Os números da 1ª Feira do livro de acesso aberto

feira numeros

O evento literário promovido pela Editora UEMG chegou ao fim nessa segunda, 6, com números bastante expressivos.

Em 20 dias de evento, foram mais de 97 mil acessos à página da feira. Além disso, entre outros números que ilustram a visibilidade gerada pelo evento, destacam-se os mais de 66 mil cliques nos livros, uma média de 122 por livro e 3,3 mil por dia. Ainda, de acordo com a apuração realizada pela equipe, houve mais de 49 mil acessos às editoras participantes.

Conforme a coordenadora da editora, Gabriella, a feira superou as expectativas: “Quando planejamos o evento, não imaginávamos uma adesão tão grande por parte das editoras, assim como uma divulgação tão significativa nos veículos de imprensa. Acredito que havia uma demanda reprimida, o que reforça o caráter inovador da feira.”

Além disso, segundo Gabriella, as editoras participantes e os leitores se mostraram satisfeitos. “Recebemos diversas mensagens de feedback positivo em relação à feira. Para uma primeira edição, acredito que o evento foi extremamente bem-sucedido.” Por apresentar resultados positivos, o evento poderá ter novas edições nos próximos anos. “Além de aprimorarmos o site da feira e o contato com os editores, buscaremos agregar uma programação cultural concomitante”, salientou.

Entre os feedbacks positivos sobre o evento, Diogo César Fernandes, responsável pela Editora UFPE, salientou o aumento na média de downloads aos livros da editora: “Desde o dia 18, tivemos um aumento médio de 50% nos números de downloads. Dos livros relacionados (foram 19), todos figuram entre os 30 mais acessados nesse período! A Editora UFPE pôde registrar nesta terça-feira, 23, um pico com mais de 5.000 acessos ao nosso site, e quase 2.000 mil downloads num único dia.”

Elaine Martins, coordenadora da LED (CEFET-MG), destacou a democratização visada pela feira: “Nós da LED, a Editora-Laboratório do CEFET-MG, cumprimentamos os organizadores pelo evento. É uma baita colaboração para a democratização do acesso à produção científica, ao livro e à leitura no país. Agradecemos pela oportunidade em participar e estar junto de importantes editoras universitárias!”

Assim, a 1ª Feira do livro de acesso aberto foi uma importante e bem-sucedida novidade no universo das editoras universitárias, contribuindo para que as publicações produzidas nas nossas instituições de ensino e pesquisa sejam reconhecidas e compartilhadas.