Por: Gabriella Noronha*
Aparência do pdf (esquerda) e do ePub (direita) em telas.
É bem provável que você já tenha ouvido falar por aí do ePub. Muitas vezes utilizado como sinônimo de livro digital (ou e-book), o ePub nada mais é do que um formato de arquivo eletrônico, assim como o .docx ou o .pdf.
Mas o que caracteriza esse formato e por que sua publicação tem sido comum?
Antes de mais nada, é importante saber que o livro digital em ePub tem uma estrutura que podemos dividir em três partes. Temos a parte do texto propriamente dito, como se estivesse num bloco de notas. Além disso, inclui as imagens, vídeos e outros arquivos multimídia. Há também uma parte que funciona como uma folha de estilos (que vai indicar como esse texto e os demais conteúdos devem se comportar: por exemplo, sinaliza o trecho que será título ou corpo de texto, a formatação, as quebras de página etc.). Por fim, temos a parte dos metadados do livro, isto é, as informações sobre ele, como o título, nome do autor, editora, número de páginas, ISBN, etc.
Em linhas gerais, o ePub é a junção dessas “partes”, que são também arquivos com diferentes extensões, como se fosse um arquivo comprimido (zipado). Tanto é que conseguimos substituir o .epub por .zip para enxergar cada parte do pacote (faz aí e depois conta pra gente se deu certo!).
É justamente essa estrutura que faz com que o ePub seja reconhecido como um formato ideal para os arquivos de livros eletrônicos: o fato de o texto estar “separado” da forma como ele se apresenta em tela faz com o conteúdo se adapte conforme o dispositivo de leitura ou preferências do leitor, ao contrário do pdf, que mantém sua estrutura estática. Em dispositivos dedicados, os chamados e-readers ou kindles, é o leitor quem define o tamanho e a fonte do texto, o espaçamento entre as linhas e o tamanho das margens.
É bem provável, inclusive, que você encontre um leitor assim:
Leitor configurado com fonte grande.
Para pessoas com dificuldade de leitura de letras muito pequenas, é uma funcionalidade muito interessante. E é justamente em relação à acessibilidade que o ePub também se destaca: é um formato que obedece a diretrizes e padrões de acessibilidade reconhecidos internacionalmente. Dessa forma, ele inclui ricos recursos de navegação e apresentação, trabalhando muito bem com tecnologias assistivas.
Por esses motivos, cada vez mais editoras publicam e disponibilizam obras em formato ePub, e com a Editora UEMG não é diferente: desde dezembro de 2023 temos disponibilizado nossos livros também em ePub no SciELO Livros. Se você chegou até aqui e ficou curioso(a) para conhecer o ePub, entre no endereço books.scielo.org/editorauemg e baixe nossos livros! Lembrando que eles podem ser lidos em qualquer suporte (computador, celular, tablet ou e-reader), é só baixar um app “leitor de ePub”. ;)
*Gabriella Noronha é coordenadora da Editora UEMG. Doutoranda e mestra em Design, é servidora de carreira do Estado de Minas Gerais desde 2008 e estuda as possibilidades de contribuição do design para a melhoria dos serviços públicos e com foco social.