2ª Feira do livro de acesso aberto: Entrevista com o Assessor de Comunicação da Eduneb, Fabiano Viana Oliveira

A Editora UEMG está promovendo a 2ª edição da Feira do livro de acesso aberto e, como parte do evento, realizamos uma série de entrevistas com os diretores, editores e coordenadores das editoras participantes. O objetivo é que o público possa conhecer mais sobre os expositores e seus catálogos. Na segunda entrevista da série, Fabiano Viana Oliveira, Assessor de Comunicação da Eduneb, compartilha um pouco sobre a editora e a importância do acesso aberto para a difusão do conhecimento científico produzido na universidade.

aspas fabiano

Conte-nos um pouco sobre a editora

A Editora da Universidade do Estado da Bahia, filiada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), foi criada em 2006 e, ao longo desse período, já publicou mais de 600 títulos, uma média de 25 por ano, voltados para as áreas de Educação, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Linguística, entre outras.

A Eduneb investe na democratização e transparência através da realização de editais anuais de publicação de livros, desde 2016, visando estimular a produção acadêmica nas diversas áreas de conhecimento e assegurar igualdade de condições para todos os docentes, técnicos e egressos dos programas de pós-graduação stricto sensu. Este processo seletivo se baseia em critérios e pareceres claros, formativos, transparentes e privilegia o mérito das obras. Os livros selecionados pelos editais recebem o Selo Eduneb e os custos de produção são inteiramente assumidos pelos recursos orçamentários e financeiros alocados anualmente à conta da editora. A Editora investe na democracia e na transparência também quando seleciona livros que ingressam mediante demanda espontânea, atribuindo a estes o Selo Universalis Edições. Este selo possibilita a publicação de livros cujos custos de produção são assumidos pelos próprios autores, pelos setores da UNEB ou provenientes de captação externa e/ou com distribuição gratuita.

Quais são as principais áreas/obras do catálogo da editora?

Por que a editora trabalha com acesso aberto?

Porque o fim da Editora Universitária deve ser a difusão do conhecimento de maneira o mais ampla possível. Assim, disponibilizar os seus títulos em formato digital aberto significa cumprir essa missão de difundir conhecimento científico de qualidade.

Qual é, na sua opinião, a importância da Feira do livro de acesso aberto?

Feiras de livro de acesso aberto são muito importantes para a difusão do conhecimento.