Na entrevista de hoje, Bruno Medeiros Roldão de Araújo, Professor e Diretor da Editora da Universidade Federal de Campina Grande – EDUFCG, discute, entre outros assuntos, os motivos pelos quais a instituição trabalha com o acesso aberto. A EDUFCG é vinculada à Universidade Federal de Campina Grande, e suas publicações destacam-se por serem de livre acesso e sem fins lucrativos.
Conte-nos um pouco sobre a editora
A EDUFCG foi fundada em 2002, juntamente com o desmembramento da Universidade Federal da Paraíba pela Lei nº. 10.419 de 9 de abril de 2002 de Campina Grande, que criou a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. A EDUFCG tem como missão a produção, editoração e divulgação de livros e suporte ao repositório de periódicos produzidos pela comunidade acadêmica, apoiando o ensino, a pesquisa e a extensão. São objetivos da EDUFCG: incentivar a produção e a divulgação de obras de natureza científica, didática, técnica, literária e artística; difundir o conhecimento produzido pela comunidade acadêmica da UFCG; promover atividades de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão; e colaborar para o processo de desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do estado, da região e do país.
Atualmente, o Conselho Editorial da EDUFCG tem a seguinte composição: o Diretor Administrativo da EDUFCG, como presidente, e um docente de cada um dos 11 Centros Acadêmicos, nomeados pelo respectivo diretor.
Compete ao Conselho Editorial: elaborar e implementar a política editorial da EDUFCG; aprovar o plano anual de publicações da EDUFCG; avaliar as obras propostas para publicação, deliberando sobre sua editoração; sugerir a criação de séries e coleções, bem como analisar e deliberar sobre propostas congêneres; indicar pareceristas ad hoc nas suas áreas de conhecimento; e emitir pareceres sobre propostas de coedição com editoras nacionais e internacionais.
Sobre as publicações:
Todo e qualquer original apresentado para publicação é submetido à análise do Conselho Editorial, sendo enviado pelo sistema de editoração eletrônica de livros (Open Monograph Press - OMP) ou (Open Journal System - OJS), no caso dos periódicos.
A EDUFCG submete as obras propostas para publicação a um ou mais especialistas externos para que emitam pareceres sobre a relevância da obra. Para isso, o parecerista deve atentar para os seguintes aspectos: qualidade e abrangência do tema; atualidade do conteúdo; público-alvo; organização e clareza do texto, concluindo justificadamente pela aprovação ou não da obra analisada dentro do prazo estabelecido pelo sistema de editoração. Os originais submetidos a análises deverão seguir as normas indicadas no site da EDUFCG (https://livros.editora.ufcg.edu.br/index.php/edufcg/index). Após aprovação, as obras são editadas pela Equipe Técnica, atendendo às normas, aos procedimentos e aos prazos estipulados para conclusão do processo de editoração e consequente publicação. A EDUFCG é responsável pela solicitação de ficha catalográfica e ISBN dos livros produzidos. A EDUFCG realiza chamadas anuais para apresentação de propostas de publicação. Por sua vez, o processo de editoração dos periódicos constantes no repositório/portal da EDUFCG é de responsabilidade das respectivas comissões editoriais.
Quais são as principais áreas/obras do catálogo da editora?
Em relação às demandas universitárias, podemos afirmar que a publicação de obras científicas é a que mais ocupa o fluxo editorial e, consequentemente, geram mais publicações na EDUFCG. Portanto, nosso catálogo é sobretudo composto por obras científicas de diversas áreas do conhecimento.
Por que a editora trabalha com acesso aberto?
Somos uma editora universitária, pública, de livre acesso e sem fins lucrativos. A produção e publicação de e-books apresentam, sobretudo, o caráter de acesso rápido e fácil às produções, tornando-as imediatamente disponíveis ao leitor em qualquer parte do mundo. Sendo assim, os e-books utilizam do ciberespaço para democratizar e agilizar a divulgação científica de nossa comunidade universitária, no sentido geral de virtualização da sociedade atual.
Neste sentido, o acesso aberto é imprescindível ao incentivo à produção e à divulgação de obras de natureza científica, didática, técnica, literária e artística, à difusão do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica da UFCG e à promoção de atividades de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão.
Qual é, na sua opinião, a importância da Feira do livro de acesso aberto?
Uma feira de livro de acesso aberto é de singular importância para a divulgação científica e tecnológica, democratizando e incentivando o acesso à informação e ao conhecimento em diversas áreas, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do estado, da região e do país.