Na entrevista de hoje, Renata Bezerra Valeriano, Diretora da Biblioteca da Universidade Federal de Rondonópolis e Editora da EdUFR, discute, entre outros assuntos, a importância da Feira do livro de acesso aberto para a comunidade científica e acadêmica e para a sociedade em geral.
Conte-nos um pouco sobre a editora
A EdUFR nasceu para dar visibilidade à pesquisa científica produzida na Universidade Federal de Rondonópolis, pautando-se pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como orientada pelo critério de qualidade.
Quais são as principais áreas/obras do catálogo da editora?
A EdUFR edita livros em todas as áreas do conhecimento. Como somos iniciantes, os primeiros livros do nosso catálogo são nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Agrárias e Tecnológicas.
Por que a editora trabalha com acesso aberto?
Acreditamos que uma das formas de democratizar a educação e a cultura é através da leitura e do acesso ao conhecimento científico, desse modo, a disponibilidade de livros de acesso aberto propicia mudanças estruturais na forma como o conhecimento científico é produzido, organizado, compartilhado e reutilizado.
Qual é, na sua opinião, a importância da Feira do livro de acesso aberto?
A Feira do livro de acesso aberto é uma grande oportunidade de divulgação da ciência produzida no âmbito das universidades, dando visibilidade aos resultados de importantes pesquisas e fazendo com que o conhecimento alcance ainda mais pessoas.