Na entrevista de hoje, Sofia Maria Rosa Franco, Coordenadora Comercial da Editora UnB (EDU), discute, entre outros assuntos, a ampliação e diversidade do catálogo digital em acesso aberto da editora. Vinculada à Universidade de Brasília, a EDU já disponibilizou mais de 200 títulos em acesso aberto no Portal de Livros Digitais da UnB.
Conte-nos um pouco sobre a editora
A Editora UnB é uma das primeiras editoras universitárias do país e tem sua origem na mesma lei que fundou a Universidade de Brasília, Lei nº 3.998, de 15 de dezembro de 1961. Com sua inauguração em 1962, a Editora UnB completou mais de 60 anos de existência com um catálogo vasto, repleto de obras relevantes para o ensino de diferentes áreas, como o Dicionário de Política, de Norberto Bobbio, e Economia e Sociedade, de Max Weber. A Editora UnB tem expandido sua presença no digital, tendo ultrapassado a marca de 200 títulos disponibilizados em acesso aberto através do Portal de Livros Digitais da UnB.
Quais são as principais áreas/obras do catálogo da editora?
Ciências Sociais, Ciência Política e Ciências Humanas.
Por que a editora trabalha com acesso aberto?
O acesso aberto possibilita uma distribuição do conhecimento em uma escala muito ampla, de forma que a Editora UnB, parte de uma universidade pública, possa cumprir com seu dever de promover a produção científica e cultural da universidade. Para isso, a Editora UnB tem se dedicado nos últimos anos a ampliar seu catálogo digital em acesso aberto por meio de editais específicos para produção de obras em tal formato e da recuperação de títulos antigos. Assim, seu acervo fornece um arquivo da produção anterior, enquanto apresenta estudos recentes e atualizados de diferentes áreas do saber.
Qual é, na sua opinião, a importância da Feira do livro de acesso aberto?
A relevância de um catálogo acadêmico disponibilizado em acesso aberto está relacionada com a democratização do acesso ao conhecimento, pois possibilita que pessoas de diferentes esferas, de diferentes países e até de diferentes idiomas, possam ter contato com estudos dos mais variados, enriquecendo assim, o conhecimento científico mundial. Dessa forma, uma feira exclusiva para divulgação de livros neste formato é essencial para as editoras universitárias desempenharem seu papel primordial na contribuição do conhecimento científico, dando publicidade ao formato do acesso aberto, às obras já publicadas e à produção acadêmica do país.