Na entrevista de hoje, Alexandre Delfino Xavier, Editor da Editora IFMG, discute, entre outros assuntos, os motivos pelos quais a instituição trabalha com o acesso aberto. A Editora IFMG é vinculada ao Instituto Federal de Minas Gerais e suas publicações digitais destacam-se por serem de livre acesso e sem fins lucrativos.
Conte-nos um pouco sobre a editora
A Editora IFMG tem uma história muito recente. Ela foi fundada em 2021 como parte das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMG, com o objetivo de dar um apoio consolidado para as publicações acadêmico-científicas na sua comunidade escolar. A partir de 2022, com a composição do Conselho Editorial, foi possível definir a nossa política editorial e publicar o nosso primeiro edital de apoio a livros em formato digital. Desde então, já temos mais de uma dúzia de obras publicadas de forma totalmente gratuita para qualquer pessoa.
Quais são as principais áreas/obras do catálogo da editora?
Embora o catálogo ainda seja pequeno, as obras artístico-literárias e publicações na área de ensino e educação são bastante presentes. Como destaque, temos as obras da primeira coleção da Editora, chamada Arquipélago, que contempla obras de pesquisas oriundas dos programas de pós-graduação stricto sensu do IFMG.
Por que a editora trabalha com acesso aberto?
Sendo uma instituição pública de ensino, ciência e tecnologia, acreditamos que é nosso papel facilitar o acesso ao que é produzido aqui a toda a população, como uma forma de democratização do conhecimento.
Qual é, na sua opinião, a importância da Feira do livro de acesso aberto?
A Feira do livro de acesso aberto é uma iniciativa de extrema relevância, que permite não apenas a divulgação das editoras, mas uma oportunidade para que todas as comunidades acadêmicas possam conhecer as produções de outros locais, promovendo uma integração regional e nacional. É também uma forma de valorizar o trabalho dos diversos autores e editoras que se empenham de várias formas, até financeiramente, para disponibilizar suas obras para qualquer leitor.