EdUEMG

2ª Feira do livro de acesso aberto: Entrevista com Ana da Rosa Bandeira, Editora-chefe do Núcleo de Editora e Livraria da UFPel

Na entrevista de hoje, Ana da Rosa Bandeira, editora-chefe do Núcleo de Editora e Livraria da UFPel, aborda, entre outros assuntos, o catálogo digital e gratuito da editora. A Editora da UFPel é vinculada à Universidade Federal de Pelotas e suas publicações destacam-se por serem prioritariamente digitais e de livre acesso.

 

blog 2

 

Conte-nos um pouco sobre a editora

O Núcleo de Editora e Livraria da UFPel incorpora, como o próprio nome diz, a Editora e a Livraria de nossa Universidade. Editamos obras prioritariamente em formato digital, e disponibilizamos nosso catálogo de forma gratuita em nosso repositório institucional (https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3466) desde 2017. Temos atualmente três linhas editoriais: nossos e-books, que versam especialmente sobre temas de origem técnico-científicas, uma linha de livros infantis e uma de catálogos. Já nossa livraria tem ênfase em publicizar as obras de nossas parceiras via ABEU, além de uma pequena porcentagem de autores locais (tanto os publicados por nossa editora que optam por bancar uma tiragem impressa de suas obras quanto de autores independentes locais, sob forma de consignação). Nosso setor sedia ainda a Linha UFPel, uma linha de produtos que divulgam a marca de nossa instituição.

 

Quais são as principais áreas/obras do catálogo da editora?

As principais áreas que publicamos, historicamente, são de Humanas e Sociais Aplicadas. Contudo, nos últimos anos, temos ampliado nosso catálogo também nas áreas de Biológicas, Saúde e Artes.

 

Por que a editora trabalha com acesso aberto?

Porque acreditamos ser esta uma forma de democratizar o acesso ao conhecimento e à informação, e enquanto instituição pública que preza pelo ensino gratuito e de qualidade, nada mais coerente do que reforçar esse acesso amplo ao conhecimento produzido por nossos servidores, pesquisadores e alunos.

 

Qual é, na sua opinião, a importância da Feira do livro de acesso aberto?

Dar visibilidade às obras e às instituições que se esforçam em dar amplo acesso ao conhecimento, além de possibilitar pontes e possíveis parcerias interinstitucionais.
Parabéns pela iniciativa, pessoal!!.

 

 

blog rodape

© 2025 UEMG - Todos os direitos reservados