Na entrevista de hoje, Luci Mary Duso Pacheco, Presidente da Editora URI e Karol de Rosso Strasburger, bibliotecária e coordenadora editorial da Editora URI, discutem, entre outros assuntos, a importância da Feira do livro de acesso aberto. A Editora URI é vinculada à Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e suas publicações destacam-se pelo caráter exclusivamente acadêmico.
Conte-nos um pouco sobre a editora
A Editora URI, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Câmpus Frederico Westphalen (URI/FW), caracteriza-se como editora universitária, dedicada exclusivamente à publicação de obras de cunho acadêmico. A maior parte das publicações está diretamente vinculada aos interesses de ensino, e às atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos professores e alunos da instituição. A Editora URI não publica, porém, exclusivamente obras produzidas por seu corpo docente e discente, atendendo também à comunidade. As suas publicações envolvem revistas acadêmicas, anais e atas de eventos, livros avulsos e/ou coleções em formato impresso e/ou digital.
Quais são as principais áreas/obras do catálogo da editora?
A editora publica obras de todas as áreas do conhecimento, porém, a área de Ciências Humanas se destaca, com mais títulos publicados relacionados à Educação.
Por que a editora trabalha com acesso aberto?
A URI é uma universidade comunitária e a editora trabalha com acesso aberto porque dessa forma o conhecimento e a informação podem chegar com maior facilidade a todas as pessoas da comunidade.
Qual é, na sua opinião, a importância da Feira do livro de acesso aberto?
A Feira do livro de acesso aberto possibilita divulgar e dar visibilidade às obras, fazendo com que as pessoas tenham acesso a obras de qualidade. Também é um momento para celebrar os livros, a leitura e o conhecimento.