EdUEMG

Revistas acadêmicas: oportunidades para discentes e o novo Qualis Periódicos

Por Antônio de Andrade* e Laura Costa**

AdobeStock 356426290 1

As revistas acadêmicas desempenham um papel fundamental na produção e disseminação do saber científico, funcionando como canais de divulgação das pesquisas realizadas em diversas áreas do conhecimento. 

No Brasil, as universidades são o principal agente responsável pela manutenção e fortalecimento dessas revistas. Em relação à UEMG, a Universidade mantém 19 periódicos científicos que abrangem diferentes temáticas, promovendo a produção intelectual da comunidade acadêmica. 

Através dessas publicações, os pesquisadores podem compartilhar com os pares e com a sociedade em geral os seus estudos, as suas contribuições teóricas e os avanços metodológicos e práticos alcançados. Porém, a importância dos periódicos científicos não se limita aos docentes e pesquisadores.

As revistas podem fazer uma grande diferença no desenvolvimento de discentes dos cursos de graduação e de pós-graduação, uma vez que oferecem oportunidades de crescimento acadêmico e profissional, seja através da publicação de trabalhos, seja através do seu envolvimento nas atividades de gestão e edição dos periódicos.

Através da vivência em periódicos, os estudantes ganham experiência com a metodologia de trabalhos acadêmicos, desde a mobilização de referências teóricas e a formulação de hipóteses até a organização e apresentação dos resultados, contribuindo para o fortalecimento das habilidades de pesquisa e escrita.

Em relação à UEMG, podemos citar ainda a importância de ações idealizadas pela Editora UEMG, como a oferta de bolsas, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, para estudantes de graduação selecionados para atuarem junto à equipe editorial dos periódicos da Universidade. Neste ano, o Edital PAEx 04/2025 vai selecionar 17 estudantes da UEMG, que desenvolverão atividades importantes para as revistas atualmente ativas, como acompanhamento de propostas submetidas para publicação, revisão de trabalhos, desenvolvimento de textos e peças de divulgação, entre outras.

Aqui vale lembrar que, uma vez que os periódicos acadêmicos podem ser vistos como uma das principais pontes para trocas de experiências entre pesquisadores e entre instituições, é preciso estabelecer formas de padronizar e modernizar a avaliação e gestão das revistas. Por isso, recentemente, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou que vai redefinir os métodos do Qualis Periódicos para avaliar os trabalhos publicados pelas revistas científicas.

Logo, é muito importante que tanto os editores de periódicos científicos como os discentes que atuam como bolsistas nas revistas entendam o que mudou no atual sistema de classificação de revistas que valerá para o Quadriênio 2025-2028.

Então, se você tem dúvidas e quer se informar sobre o assunto, aproveite e confira a capacitação “Novo Qualis: o que muda na avaliação da Capes”, promovida pela Editora UEMG em live realizada no dia 11 de abril de 2025 e transmitida pelo canal da TV UEMG no YouTube!

Na oportunidade, Carla Cristina de Oliveira (UFMG) e Olivia Medeiros Neta (UFRN), ambas com ampla experiência na área de gestão de periódicos, discutiram e responderam dúvidas comuns de editores e pesquisadores que buscam saber as principais alterações do novo sistema de avaliação e como elas vão impactar o trabalho realizado pelas revistas científicas brasileiras.

Assista gratuitamente em:
https://bit.ly/capacitação-novo-qualis.

 

*Antônio de Andrade é revisor-chefe da Editora UEMG e idealizador da Livr_: Impressões, projeto de publicações independentes criado em 2021.

**Laura Costa é estagiária da Editora UEMG e estudante de Licenciatura em Letras Português-Francês pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

© 2025 UEMG - Todos os direitos reservados