Sistemas alimentares e territórios no Brasil

(1 Votar)

TemaCiências agrárias

Editora da UFRGS

Resumo: Este livro é resultado do Projeto “Sistemas agroalimentares e políticas públicas: teorias e métodos para análise de experiências nacionais e internacionais”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes – Brasil) e pelo Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária e Científica com o Brasil (Cofecub – França). Do lado francês, esse projeto é coordenado pela Unidade Mista de Pesquisa (UMR) “Atores, Recursos e Territórios no Desenvolvimento” (Art-Dev), que articula pesquisadores do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e Universidade Montpellier 3 Paul Valéry. Do lado brasileiro, o projeto é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), contando igualmente com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade da Integração Latino Americana (Unila). O objetivo do projeto é sistematizar e produzir abordagens teórico-metodológicas para análise dos sistemas alimentares e das políticas públicas que os influenciam. O projeto coloca ênfase na diversidade da agricultura familiar, na sua relação com o agronegócio, nas interações entre rural e urbano e nas dinâmicas territoriais que afetam a construção de sistemas alimentares sustentáveis.