A EdUEMG publicou hoje, 6 de março, a obra Movimentos sociais e educação: mútuas influências. Escrito por Marcel de Almeida Freitas e Inês de Oliveira Noronha, o livro investiga as relações entre os denominados “novos movimentos sociais” e o campo educacional.
Os autores se dedicam ao entrelaçamento das discussões educacionais e dos movimentos apresentados, contemplando a educação informal (a presença das religiões no cotidiano dos sujeitos, por exemplo) e a escolar (como projetos de lei que buscam coibir a discussão de certas temáticas na escola). A publicação analisa, ainda, a educação realizada intencional ou espontaneamente nos movimentos sociais, bem como as influências e tensões que eles lançam sobre a educação formal.
Cada um dos 12 capítulos aborda um movimento social distinto. Embora discuta, primordialmente, os movimentos progressistas, como o movimento negro e o ambientalista, a obra também apresenta coletivos de caráter conservador e reacionário, como o Escola sem Partido, cujos impactos vêm se mostrando bastante ativos na história recente do Brasil.
O livro é a segunda publicação das coleções Desafios para o Século XXI, que tratam dos principais impasses enfrentados pela sociedade contemporânea nos campos democrático-social, tecnológico e ambiental, visando à discussão dessas temáticas no espaço acadêmico.
SOBRE OS AUTORES
Marcel de Almeida Freitas é doutor em Educação, mestre em Psicologia Social, licenciado em Sociologia e bacharel em Ciências Sociais. Pesquisa gênero, mulheres nas carreiras científicas, desigualdades e interseccionalidades entre raça, gênero e classe na educação e discriminações de gênero e por orientação sexual nos esportes. Professor adjunto na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Autor de livros como Mulheres cientistas: percursos e percalços a partir da realidade da UFMG (2018).
Inês de Oliveira Noronha é doutora em Educação, mestre em Gestão Ambiental, especialista em Educação Ambiental, pedagoga e arqueóloga. Pesquisa educação ambiental, sítios e patrimônio arqueológicos e conflitos socioambientais. É professora vinculada à pós-graduação do Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Entre suas obras publicadas, destaca-se o livro com professores da Universidade de Havana: El patrimonio de las comunidades rurales: experiências en la Picadora, Cuba, e Itatiaiuçu, Brasil (2016).
Confira a obra aqui: bit.ly/movimentos-sociais-educação