A Editora UEMG acaba de lançar a obra "Formação de profissionais de enfermagem: uma reflexão sobre metodologias de ensino e aprendizagem", de Juliana Stephanie Baina Pimentel.
No livro, a autora discorre sobre a formação dos profissionais de enfermagem, contrapondo as Metodologias Ativas ao ensino tradicional, em uma abordagem que coloca o estudante como agente ativo no processo de construção do conhecimento e promove uma aprendizagem crítica e reflexiva.
Em cinco capítulos, são tratados a trajetória do ensino superior brasileiro, as principais Metodologias Ativas no processo da aprendizagem e os marcos históricos e diretrizes curriculares para os cursos de graduação na área de enfermagem. Por fim, é realizado um aprofundamento da discussão sobre a influência dessas metodologias na formação de profissionais. Valendo-se das visões de discentes e docentes que atuam na graduação em enfermagem, é feita uma análise sobre os avanços conquistados e as dificuldades que ainda devem ser enfrentadas.
Desta forma, o livro é um importante material para subsídio e norteamento de educadores, estudantes e gestores das Instituições de Ensino Superior em relação às metodologias a serem utilizadas nos cursos de graduação.
SOBRE A AUTORA:
Juliana Stephanie Baina Pimentel é mestra em Educação pela UEMG. Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário UNA, especializou-se em Urgência e Emergência, com ênfase em cardiologia, pela Fundação Santa Casa de Belo Horizonte. Possui experiência profissional em preceptoria de estágio curricular do curso de enfermagem e é enfermeira na Atenção Primária em Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte.