A Editora UEMG acaba de lançar a obra "Sustentabilidade e ensino de moda: somos parte do problema ou da solução?", de Sandra Maia Rodrigues Pereira.
No livro, a autora apresenta a dicotomia entre a sustentabilidade e o modelo de produção e consumo acelerado da indústria fashion. Ao enfatizar que pensar e criar ações que promovam a sustentabilidade tornou-se uma questão indispensável para a contemporaneidade, Sandra investiga como o tema é trabalhado nos cursos de design de moda.
Em cinco capítulos, o livro aborda a origem dos cursos de moda no exterior e no Brasil; os conceitos de "moda" e "sustentabilidade", seus dilemas e as possibilidades práticas da integração das duas perspectivas; como se dá a inserção dos princípios da sustentabilidade nos Projetos Político-Pedagógicos e Matrizes Curriculares de cursos de nível superior em moda; como o tema é tratado no ensino superior de moda em Belo Horizonte sob a perspectiva de docentes e discentes; e quais os possíveis caminhos para a adoção de práticas metodológicas que proponham a redução de impactos ambientais na indústria fashion.
Desta maneira, trata-se de um material relevante para educadores, estudantes, gestores das Instituições de Ensino Superior e profissionais de design não só pela urgência de se aprofundar o debate sobre o tema nos cursos de design de moda, mas também por indicar as estratégias que podem ser adotadas em busca de uma abordagem mais holística, que de fato integre o conceito de sustentabilidade à matriz curricular dos cursos.
Faça download gratuito da obra aqui.
SOBRE A AUTORA
Sandra Maia é graduada e mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Desde 2017 é pesquisadora convidada do Laboratório Integrado de Design e Engenharia de Produto (LIDEP), grupo de pesquisa (reconhecido pelo CNPq) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Compõe o corpo docente da UEMG e desenvolve pesquisas na área do design e da moda, com foco em aspectos de Ecodesign e sustentabilidade ambiental, social e econômica.