A Editora UEMG acaba de lançar a obra Tecituras do conhecimento no curso de Matemática: costurando experiências, reflexões e práticas na formação de professores, organizada por Glêsiane Coelho de Alaor Viana, Liliane Rezende Anastácio e Renata de Souza França.
Nesta coletânea, as(os) autoras(es) apresentam como o ensino, a pesquisa e a extensão têm sido trabalhados no curso de Licenciatura em Matemática da UEMG, Unidade Ibirité.
Em cinco capítulos, o livro aborda o projeto de extensão “Origmática (Des)dobrando a Matemática” e as suas atividades de ensino através de origamis; o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) durante e após o Ensino Remoto Emergencial, trazendo importantes reflexões dos docentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte; discussões sobre como os erros em atividades de matemática podem ser utilizados como ferramenta pedagógica; as atividades do projeto de extensão “Espaço Matemática e Ciência” (EMatC), mostrando como a organização e realização de um Campeonato de Aerogami pode ensinar muito sobre matemática; e, por fim, um estudo de caso sobre a importância da comunicação realizada pelo projeto de extensão “Matemática Sem Barreiras” no Instagram, aproximando Universidade, comunidade acadêmica e público externo.
Dessa maneira, trata-se de um material relevante para professores em formação, educadores matemáticos, pesquisadores e profissionais da área da educação não só pelo caráter cultural e emancipador dos projetos de extensão e pelos achados das pesquisas realizadas, mas também por possibilitar o compartilhamento e a democratização do conhecimento produzido dentro da Universidade com a comunidade externa.
Faça o download gratuito da obra no link: bit.ly/tecituras-do-conhecimento.
Sobre as organizadoras
Glêsiane Coelho de Alaor Viana é doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo, mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC Minas e licenciada em Matemática pela Universidade de Franca. Atua como professora da rede pública estadual e da UEMG, na Unidade Ibirité.
Liliane Rezende Anastácio é doutora em Educação pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina), mestra em Matemática pela Universidade Federal de São João del-Rei e licenciada em Matemática pela PUC Minas e em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá. Como professora, ensina matemática nos anos finais do ensino fundamental e ministra disciplinas dos cursos de Matemática e Física na Unidade Ibirité da UEMG.
Renata de Souza França é mestra e doutora em Sistemas de Informação e Gestão de Conhecimento pela Fumec e graduada em Sistemas de Informação pela PUC Minas. Possui experiência na docência lecionando em cursos de licenciatura e bacharelado e participa ativamente como pesquisadora nas áreas de inovação, tecnologia, gestão do conhecimento e educação.