EdUEMG

Experiência da EdUEMG com as descrições de imagens para e-books

 Por: Laura Costa Machado*

post audiodescricao 2

 

Em agosto de 2024, a Editora UEMG deu um grande passo para garantir que seus livros disponibilizados na plataforma SciELO Livros sejam o mais acessíveis possível. Agora, os livros em formato ePub contam com a descrição de todas as imagens, tabelas, gráficos e quadros apresentados em cada obra.

Com isso, as pessoas cegas e com baixa visão que fazem uso de leitores de tela e outras tecnologias assistivas podem usufruir, de forma igualitária, todo o conteúdo dos livros.

Além disso, os livros possuem suporte a múltiplos idiomas e adotam uma estrutura lógica que facilita a navegação, incluindo atalhos de teclado para simplificar a navegação e um sumário hiperlinkado.

A descrição das figuras contou com o auxílio da Inteligência Artificial (IA), através do aplicativo Copilot, da Microsoft, que gerou uma primeira descrição. Essa primeira descrição foi então adaptada pela equipe da EdUEMG e pelos autores das obras a fim de deixá-la mais completa e inteligível.

Durante a experiência, o que observamos é que, embora a IA facilite o trabalho de descrição de imagens, muitas vezes o texto não fornecia o devido destaque aos aspectos mais importantes das imagens. Notamos ainda que a maior dificuldade de descrição do aplicativo ocorre quando a imagem inclui textos, que, normalmente, não eram transcritos com exatidão.

Além disso, o Copilot não descreve com exatidão fotografias de pessoas. Nesse caso, a IA afirma que essa tarefa está além da sua capacidade. Dentre as razões para isso, está a garantia de privacidade e segurança dos indivíduos, bem como a preocupação do sistema OpenAI, da Microsoft, de não propagar preconceitos e contribuir para a desigualdade social.

Com essa experiência, tivemos um vislumbre de como a IA pode de fato auxiliar profissionais em diversas funções e rotinas de trabalho. Contudo, as ressalvas e o cuidado com o tratamento dos resultados obtidos continuam sendo fundamentais para garantir a qualidade do que é disponibilizado pelas ferramentas de IA.

Outra ressalva importante diz respeito à necessidade constante de aprendizado sobre a audiodescrição, já que é uma técnica que demanda um conhecimento específico por parte dos profissionais envolvidos. Para tanto, a equipe tem realizado cursos e se debruçado sobre o tema.

Se você quer conferir as descrições de imagens em ePub (falamos um pouco desse formato aqui), acesse na página da Editora UEMG no SciELO Livros as publicações Música de museu: repensando um acervo; Movimentos sociais e educação: mútuas influências; e Identidades em transformação: examinando a trajetória de refugiados venezuelanos: https://books.scielo.org/editorauemg.

Em breve, por meio da parceria entre SciELO Livros e Editora UEMG, teremos mais publicações acessíveis para pessoas com deficiência visual!

 

*Laura Costa Machado é estagiária da Editora UEMG e estudante de Licenciatura em Letras Português-Francês pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

blog rodape

© 2024 UEMG - Todos os direitos reservados