Ava Jeroviaha

(0 votos)

Tema: Linguística e Literatura

Editora da UFGD

Resumo: Este livro - Ava Jeroviaha - traz informações sobre como as famílias, os pais e as mães educam as crianças para a construção de atitudes, comportamentos, moralidade e caráter, através de contos tradicionais, que são os mitos Guarani e Kaiowá. Assim, destacamos as histórias sobre o saci, a sereia, o arco-íris. Tambéms ensinam porque não se pode varre de qualquer jeito, porque não é para comer frutas ou outros alimentos grandes, sozinhos  e porque não se deve conviver demais com o cachorro ou comer seus restos alimentares. As narrações contidas no livro são frutos do diálogo cotidiano, como referência da educação indígena. Estas histórias serão também utilizadas no âmbito da educação escolar indígena, com o propósito de valorizar e fazer uso dos saberes indígenas na escola, nos territórios dos povos Guarani e Kaiowá.