O processo de desenvolvimento normal e anormal para a psicologia histórico-cultural: estudos contemporâneos

(0 votos)

Tema: Psicologia

EDUEM

Resumo: A ideia deste livro nasce da proposta de compilação de estudos realizados, os quais reunidos procuram pôr em relevo aquilo que Vigotski (1997) denominou de integração de duas linhas de investigação: a genética e a patológica. Os primeiros capítulos procuram explorar o curso normal do desenvolvimento em suas especificidades: apresentando a gênese de determinadas funções psíquicas e suas transformações ao longo da vida, como as emoções e a memória lógica, ou explorando aspectos da periodização do desenvolvimento, como a primeira infância, a idade pré-escolar e escolar. Já a segunda metade dos capítulos abarca temáticas voltadas ao binômio saúde-doença, desde aspectos mais gerais de sua produção social na sociedade contemporânea até a medicalização da infância e, por fim, especificidades como o uso abusivo de álcool e a esquizofrenia.

Buscou-se, com o encadeamento dos capítulos, demonstrar a tese vigotskiana de que o curso normal do desenvolvimento explica o patológico e vice-versa e, principalmente, que este curso se dá a partir da apropriação dos instrumentos e signos dispostos no meio social, no interior das relações (des) humanas. Por isso, Vigotski (1997) aponta que a constituição dos sistemas psicológicos (relação com o substrato cerebral) se dá por três etapas: a interpsicológica, a extrapsicológica e a intrapsicológica. A primeira refere-se às ações compartilhadas entre crianças e adultos, mediada por instrumentos e signos; na segunda passa-se a utilizar os recursos antes dispostos na ação compartilhada com os outros, como formas externas de regulação do comportamento e do psiquismo; e, por último, atua-se apenas a partir de um sistema internalizado de conexões intracorticais ou intrapsíquicas, de caráter consciente. Essa compreensão, necessariamente, nos remete à análise das relações societárias e seu influxo sobre o desenvolvimento da personalidade para explicarmos o binômio saúde-doença.