Metodologia de Pesquisa Científica: reflexões e experiências investigativas na Educação

(1 Votar)

Tema: Educação

Editora UFLA

Resumo: A Educação e uma área interdisciplinar cuja atuação se estende do desenvolvimento infantil à formação de profissionais especializados, no contexto escolar e além, e que assume papel de grande relevância no contexto atual. Existe abundância de temas para pesquisa e muitos problemas a serem investigados, mas para isso são necessários muita criatividade, metodologia bem elaborada e rigor científico na elaboração e validação do conhecimento novo. Além disso, a pesquisa em Educação deve cumprir a função social de enriquecer não só o que se sabe, mas principalmente o que se faz nessa área. Com base nestas premissas, este livro foi organizado com o objetivo de orientar estudantes de graduação e pós-graduação na concepção, delineamento e desenvolvimento de pesquisas em abordagens qualitativa, quantitativa e mista, com foco na educação, mas que podem ser aplicadas, com sucesso, também em outras áreas do conhecimento. A organização foi pensada para orientar o pensamento do leitor nos possíveis percursos de pesquisa partindo da adequada elaboração do problema a ser investigado e culminando com a indicação de possíveis caminhos para análise e discussão de dados, bem como a elaboração da escrita do relatório final. Também são oferecidas diversas experiencias investigativas que podem apoiar decisões e percursos dos pesquisadores em formação.