Rod. Papa João Paulo II 4143
Serra Verde BH - MG
CEP: 31630-902
Ed. Minas - 8º andar
Tel 31 3916-9080
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Por: Thiago José de Alcântara*
Quem nunca foi até uma exposição de arte contemporânea e se perguntou: “Afinal de contas, o que as obras querem dizer?”. A resposta para essa e outras questões relacionadas às novas imagens que conhecemos deve ser outra pergunta, na verdade, um emaranhado delas, feitas pela própria arte: “Quem é você?”, “Como chegou até aqui?” e “Para onde você quer ir?”.
Por: Sofia Santos*
O mês de abril de 2024 trouxe um novo burburinho nas redes sociais e nas páginas especializadas em música. Foi noticiado que o novo álbum da artista americana Beyoncé contém faixas que homenageiam algumas músicas tradicionais em língua inglesa e até mesmo há o trecho de uma canção brasileira. Um dos casos é a regravação da canção Jolene, que surgiu em 1973 na voz da cantora Dolly Parton. Além disso, no novo trabalho Beyoncé “sampleou” os Beatles em uma versão que fez da música Blackbird. No caso da canção de origem nacional, foi feito um sample de Aquecimento das Danadas, de autoria dos DJs O Mandrake e Xaropinho, dentro da canção SPAGHETTII. Esses fatos, que mereceram tanto destaque na mídia, mostram como a música permite uma flexibilidade de releituras em diferentes épocas e, também, a importância dos registros.
Por: Shirley Beatriz de Castro Coury Corrêa*
Muito se discute sobre a acessibilidade para garantir a inclusão e a igualdade no acesso à informação. Esse aspecto é enfatizado por diversos especialistas, que ressaltam a necessidade de que sejam desenvolvidos recursos dedicados a possibilitar que pessoas com limitações possam acessar conteúdos on-line de forma mais inclusiva. No mundo digital contemporâneo, que busca fomentar interações sem obstáculos e reduzir disparidades, a acessibilidade não é uma escolha, mas sim uma exigência.
Desde 2014, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) tornou obrigatória a inclusão de legendas descritivas, audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todos os projetos de produção audiovisual financiados com recursos públicos, demonstrando um crescente comprometimento com a inclusão e a acessibilidade.
Por: Tainá Verona*
Seja no meio acadêmico ou literário, o mundo editorial lida diariamente com questões relacionadas a direitos autorais e plágio. Mas você sabe o que exatamente são os direitos autorais e o que eles protegem de fato?
As noções de direitos autorais surgiram no século XVIII na Inglaterra. A primeira convenção internacional foi firmada em 1886 em Berna, na Suíça, estabelecendo uma proteção ao autor, tanto de ordem moral quanto patrimonial. Atualmente, a Convenção Internacional vigente, assinada em Estocolmo na Suécia em 1967, é regida pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), vinculada à Organização das Nações Unidas. O Brasil ratificou a Convenção em 1975 e ela está em vigor até hoje em nosso sistema jurídico.
Por: Amanda Rabelo Chaves*
O que torna um professor inesquecível? Esse questionamento do autor Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba é a força motriz das discussões promovidas no mais recente lançamento da EdUEMG: “Nilza Vieira: Uma professora de Ciências inesquecível”. Para definir o que faz com que um professor ou professora seja inesquecível, o autor se apoia na definição de Sônia Lopes (2013), que os define como “docentes cujas práticas pedagógicas permanecem nas lembranças, sendo acionadas por estudantes e colegas e provocando processos de identificação” (Lopes, 2013 apud Selles, 2024, p. 7).