Rod. Papa João Paulo II 4143
Serra Verde BH - MG
CEP: 31630-902
Ed. Minas - 8º andar
Tel 31 3916-9080
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Na entrevista de hoje, Sofia Maria Rosa Franco, Coordenadora Comercial da Editora UnB (EDU), discute, entre outros assuntos, a ampliação e diversidade do catálogo digital em acesso aberto da editora. Vinculada à Universidade de Brasília, a EDU já disponibilizou mais de 200 títulos em acesso aberto no Portal de Livros Digitais da UnB.
Na entrevista de hoje, Flávia Arruda de Sousa, Diretora da Editora IFMA, discute, entre outros assuntos, os motivos pelos quais a instituição trabalha com o acesso aberto. A EdIFMA é vinculada ao Instituto Federal do Maranhão, e tem como missão oferecer produtos editoriais que promovam o desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e artístico.
Na entrevista de hoje, Ana Elisa Ribeiro, Editora da Entretantas Edições, discute, entre outros assuntos, os motivos pelos quais trabalha com o acesso aberto. A Entretantas Edições é uma editora que surgiu a partir de discussões acadêmicas no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e que se dedica à publicação de textos sobre produção editorial. Além de Ana Elisa Ribeiro, compõem a Entretantas as editoras Cecília Castro e Samara Coutinho.
Na entrevista de hoje, Julio da Silveira Moreira, Coordenador da Editora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, discute, entre outros assuntos, a importância da Feira do livro de acesso aberto. A EDUNILA, sediada em Foz do Iguaçu (PR), tem como objetivo a democratização do conhecimento e, para tal, promove a distribuição gratuita de suas obras para bibliotecas e instituições da região.
Por Amanda Rabelo Chaves*
Criada em 2008 pela Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC), a International Open Access Week (OAWeek – ou Semana Internacional do Acesso Aberto) busca aumentar a conscientização sobre a importância de tornar a produção acadêmica e científica acessível a todos. Neste ano, ela ocorreu entre os dias 21 e 27 de outubro, com o tema “Comunidade acima da comercialização”, ressaltando a importância do acesso livre e equitativo ao conhecimento.